Em pequenos, quando estamos a aprender a circular na via pública ensinam-nos a olhar para a esquerda e para a direita e só depois atravessar. Mas atravessar uma passadeira não depende só de nós e exige um maior cuidado, devido ao risco de atropelamentos e de acidentes.

Hoje, todos, enquanto peões, queremos atravessar tranquilamente numa passadeira, sem sobressaltos e todos, enquanto condutores, queremos contribuir para a prevenção de acidentes e atropelamentos.

Apresentamos as Passadeiras Inteligentes como solução.

Com tecnologia desenvolvida pela Aura  Light Portugal, as Passadeiras Inteligentes procuram garantir maior visibilidade ao condutor da existência de pessoas e reforçar a segurança dos peões no período noturno quando a visibilidade é menor e o risco maior.

Como funciona

Ao detetar um peão, o sistema ativa automaticamente a iluminação da passadeira que alerta os condutores da presença de peões.

Decorrido o tempo de atravessamento antecipadamente programado, o sistema de luz das passadeiras desliga-se de forma automática.

Sabia que…

A boa iluminação noturna das passadeiras reduz em 47% o risco de acidentes com peões?

Principais Características

Sensor de presença que deteta peões

As luminárias estão programadas para detetarem apenas os peões e são acionadas quando estes se encontram na entrada da área das passadeiras atravessando a mesma. O período de iluminação varia consoante a largura da via.

Luminárias com lente de emissão de luz assimétrica

Estas são a iluminação perfeita para as passadeiras. Os seus LEDS brancos frios projetados no piso aumentam a iluminância vertical, criando uma cortina de luz que ilumina o peão na direção de marcha do condutor nos dois sentidos.

Elevado contraste de luminosidade

O sistema funciona com recurso a tecnologia LED, com uma tonalidade de cor mais branca fria para contrastar com a iluminação pública normal. Esta maior luminosidade alerta os condutores que conseguem ver à distância o peão e, assim, adotar uma condução defensiva.

Energeticamente eficiente

As passadeiras ficam iluminadas apenas até os peões atravessarem a faixa, desligando-se quando não estão a ser utilizadas evitando consumos energéticos desnecessários. Introduzem assim novos princípios de sustentabilidade.

Iluminação uniforme

As luminárias encontram-se interligadas via wireless para garantir o funcionamento permanente do sistema e uma iluminação uniforme em toda a passadeira. Têm a particularidade de funcionar tanto de dia como de noite.

As Passadeiras Inteligentes da Aura Light Portugal são a solução inteligente para as nossas cidades.