Project Description

Viaduto do Lagar

Um sistema de iluminação requalificado

Em 2021, a Câmara Municipal de Sintra procedeu à requalificação do sistema de iluminação viária e pedonal na Rua Doutor Luís Lázaro Zamenhof, na passagem área sobre o IC19, também conhecida como Viaduto do Lagar.

Agualva-Cacém, Portugal

2021

Viaduto do Largar

Esta intervenção no viaduto, que estabelece a ligação entre as localidades de Casal do Cotão e Agualva, teve como objetivo melhorar os níveis de segurança da circulação rodoviária e pedonal no local. A substituição para luminárias de tecnologia LED foi um requisito essencial para uma redução dos consumos de energia e anulação/redução das operações de manutenção dos equipamentos.

Viaduto do Largar

Iluminação dedicada

As características desta travessia, aliado à sua localização (por cima da IC19), fazem com que a sua iluminação possa apenas ser efetuada através de luminárias localizadas entre os rails.

Tecnologia LED

A Aura Light foi parceira da profunda remodelação da paisagem noturna desta via, colocando 197 luminárias estanque de tecnologia LED que substituíram as anteriores que possuíam uma fonte de luz fluorescente de 58W, um total de 62W com o balastro.

Luminária Kanna

A luminária escolhida para este projeto foi a luminária Kanna que, devido à sua excelente estanquicidade (IP69K), possui elevada proteção contra jatos de água projetados pelos veículos em circulação. Com um consumo energético substancialmente inferior às anteriores (20W por luminária) detém também melhores níveis, maior resistência mecânica e química.

A luminária Kanna, ao possuir maior restituição cromática (IRC>80), dá origem a uma melhor iluminação e mais conforto visual aos condutores e peões.

Esta requalificação resultou numa maior segurança e mais qualidade iluminação da via, obtendo-se ainda poupanças superiores a 60%.

Ao fornecer um esquema de iluminação que satisfaz e responde às necessidades dos cidadãos que a utilizam, contribuímos para potenciar a mobilidade desta via.

Viaduto do Largar