Project Description

Câmara Municipal de Mafra

Mafra, Portugal

2021

O desafio

A Câmara Municipal de Mafra avançou com um novo projeto para reforço da segurança dos peões nas passadeiras no centro da Vila.

O município tem presente o flagelo que representa os atropelamentos, em todo o país, nas passadeiras. Deteta-se que estes acontecem em parte por desrespeito de alguns automobilistas, mas também pelo baixo contraste criado pela iluminação pública nestas zonas de travessia de peões.

A solução

Decidiu-se assim reforçar as passadeiras (com maior circulação de peões) com uma solução inovadora de iluminação especialmente concebida para estes espaços.

A primeira instalação pode ser encontrada na passadeira da Av. Cidade de Leimem junto à escola secundária José Saramago. Neste local encontram-se duas colunas instaladas junto da passadeira, uma em cada um dos lados, com listas amarelas, simbologia de aviso de passadeira.

Nas passadeiras com maior circulação de peões, a C.M. de Mafra instalou luminárias especialmente concebidas, com pontos de luz, cor cinzenta e listas amarelas fluorescentes para realçar as faixas que contribuirão também para avisar condutores e peões, da presença da passadeira não só durante a noite mas também durante o dia.

Principais características destes equipamentos

Com a implementação desta solução e como resultado consegue-se que um condutor possa ver à distância um peão na passadeira permitindo que o mesmo garanta antecipadamente uma condução defensiva, assegurando o atravessamento do peão com segurança.
Decorrido o tempo de atravessamento antecipadamente programado o sistema de luz das passadeiras desliga-se de forma automática.

Com este sistema a Câmara Municipal de Mafra espera reduzir e tendencialmente acabar com os atropelamentos em passadeiras e contribuir pedagogicamente para que tanto peões como condutores respeitem estas zonas de interação.

Assumimos que qualquer atropelamento de um peão é trágico e numa passadeira assume-se como uma situação intolerável e hoje já evitável.

Desligado

Ligado