Project Description

Largo da Malveira

Onde há luz, há vida

O Largo da Malveira, localizado no coração da vila da Malveira, no município de Mafra é palco de uma das mais conhecidas e antigas feiras do país. A sua inauguração remonta a finais do século XVIII e à feira anual daquela localidade, a primeira “livre de direitos”, por foral de D. Maria I. Hoje é possível encontrar-se quase tudo neste local, desde roupa, ferramentas, queijos, enchidos, legumes, pão e doces regionais, animais de criação ou até mobiliário.

Malveira, Portugal

2020

Empresa de Instalação Elétrica: DD Gomes

Dono da Obra: Câmara Municipal de Mafra

Em 2020, Câmara Municipal de Mafra avançou com o projeto de requalificação do Largo da Feira da Malveira e da Avenida José Batista Antunes, cuja ambição era fazer do “coração” da vila um espaço com mais vida: introduzindo uma nova dinâmica na feira semanal; promovendo a utilização do espaço público para fins turísticos, culturais e de lazer; e contribuindo para a valorização paisagística da envolvente. 

A implementação de novas infraestruturas de iluminação foi uma das vertentes alvo de intervenção. O desafio colocado era o de iluminar adequadamente o largo da feira bem como as áreas (jardim e caminhos pedestres) e ruas envolventes, garantindo bons níveis de iluminação e segurança, e atingindo as metas de sustentabilidade ambiental, económica e social, sem descurar o caráter arquitetónico e histórico do espaço.

O parceiro escolhido para a concretização desta requalificação foi a Aura Light. Para reforçar a iluminação viária das ruas adjacentes ao largo, foram instalados Pontos de Luz Pinhus-S, de 8 e 10m, que resultaram numa iluminação com mais qualidade e segurança, garantindo ainda uma redução dos encargos de manutenção, consumo de energia e emissões de CO2 para a atmosfera.

Por se tratar de um espaço amplo e destinado a fins culturais/de lazer, o Largo da Malveira necessitava de uma maior e melhor iluminação para segurança e conforto dos seus cidadãos e visitantes, sem abdicar da amplitude do espaço.

A solução passou pela instalação de projetores Óleo na retaguarda dos pontos de luz instalados nas ruas adjacentes, aproveitando-se os postes existentes, e evitando-se a colocação de obstáculos ao longo do largo da feira. Esta solução permitiu obter um corredor de vista limpo e apto a receber qualquer evento noturno.

Já as zonas verdes e os caminhos pedestres foram iluminados com os Pontos de Luz Cassiopeia Torch, que tornaram os espaços agradáveis e convidativos a passeios familiares em maior segurança e com mais conforto visual.

Um caso de sucesso

O sucesso do projeto originou o pedido de instalação, por parte do Município, de mais pontes de luz às áreas adjacentes, inclusive na rua principal que atravessa a Malveira.

Com a requalificação do largo, o centro histórico de Malveira ganhou uma nova vida!