Project Description

Hard Club Porto

A importância da segurança em espaços de entretenimento

O que têm em comum um hotel, um restaurante, um recinto de espetáculos, uma fábrica ou uma escola?

Em todos eles a segurança dos utilizadores é um aspeto fundamental, mas ao contrário de uma fábrica ou de uma escola, em que o principal requisito é a funcionalidade, num hotel ou num espaço de entretenimento o design é também um elemento importante.

Porto, Portugal

2019

Foi isso que a administração do Hard Club procurou ao requalificar a iluminação de segurança das suas salas, uma iluminação de segurança de elevada qualidade e eficiência, com uma componente estética que se enquadrasse de forma orgânica e impercetível no espaço, cuja decoração é tão característica e distinta.

Segundo Kalú Ferreira, um dos gerentes do Hard Club, sendo este espaço “cada vez mais um lugar de referência na cidade do Porto quer na área do entretenimento quer na área da restauração, além dos milhares de visitantes que todos os dias preenchem o nosso espaço, compete-nos a nós, Hard Club, cada vez mais, investir na área da segurança e tornar o nosso espaço um lugar seguro para todos os que nos visitam e trabalham connosco.”

Os critérios decisivos para a escolha do sistema de segurança a implementar foram vários, dos quais Kalú Ferreira destaca “o fator económico, com fácil implementação a relativamente baixos custos, a grande efetividade da iluminação posta ao nosso dispor mediante a grande variedade de modelos e soluções para o fim pretendido.”

Hard Club Porto

Atria

O design moderno, de linhas simples, levou a administração a ponderar a utilização do Atria para as salas de espetáculo, uma vez que queriam uma solução que passasse totalmente despercebida na decoração em tons escuros e madeira destes dois espaços cujas paredes e tectos são totalmente pretas.

Além disso, o desempenho dos inovadores projetores Atria, desenvolvidos com lentes e refletores criados especificamente para iluminar grandes espaços e alturas elevadas, conseguiu surpreender ainda mais após a instalação, com uma luminosidade, amplitude e uniformidade irrepreensíveis.

Com óticas de evacuação, estes projetores altamente eficientes foram colocados na parede de um dos lados a 6m na sala 1 e ao centro a cerca de 3,5m na sala 2, conseguindo fazer o varrimento de toda a zona de plateia, mesmo com apenas 2 e 2 unidades, respetivamente.

Izar & Lens

Também a escolha das luminárias Izar com lentes de evacuação para as zonas de circulação excedeu as expectativas. Apesar do seu diminuto tamanho, este modelo possui uma ergonomia visual inigualável permitindo assim alcançar níveis de luminosidade excelentes e máxima uniformidade, mesmo num espaço com tão pouca reflectância e com elevada absorção de luz devido às paredes e materiais escuros.

Esta luminária permite uma grande interdistância (até 17 metros entre equipamentos) utilizando as lentes de evacuação. Na sala 1, na zona de escadas, optou-se pela luminária Lens, de modo a garantir os níveis de iluminação em toda a escadaria, da forma mais discreta possível. Foi utilizada na versão saliente, com um suporte de fixação de inclinação.

A solução implementada demonstra a importância da iluminação na criação de um espaço de referência que pretende ser um ponto de encontro para artistas, mas que proporciona também experiências inesquecíveis para os seus utilizadores, garantindo a máxima segurança e conforto dos utilizadores.

“Nós, Hard Club, vemos a iluminação como mais um fator que leva ao crescimento do nosso espaço pois com esta implementação de iluminação tornamos o nosso espaço cada vez mais seguro para quem o utiliza, seja como visitante seja a trabalhar nele.”

Este projeto é um exemplo perfeito de como a Daisalux se distingue das demais marcas existentes no mercado, graças à elevada qualidade e fiabilidade dos seus materiais, com mais de 50 anos de experiência no mercado, provando que a iluminação de segurança não tem de ser inestética, podendo mesmo ser parte complementar do conceito arquitectónico e decorativo de um espaço ou tornando-se visível apenas quando é necessária.

“Com esta implementação de iluminação tornamos o nosso espaço cada vez mais seguro para quem o utiliza, seja como visitante seja a trabalhar nele.”

Kalú Ferreira, Gerente Hard Club

Sobre o Projeto

ATRIA | DAISALUX
Solução única para elevadas alturas

Projetor Atria

IZAR & LENS | DAISALUX
Uniformidade e eficiência na evacuação

Luminária Izar
Luminária Lens

Dono de obra: Hard Club Porto
Instalador: Hard Club Porto