Project Description

Almonda Parque

Torres Novas, Portugal
2021

Nova vida através da iluminação

Encontramos o Almonda Parque no centro da cidade de Torres Vedras, entre o rio Almonda e o edifício do parque de estacionamento, que confina com a rua do Nogueira Heróis de Diu.

Em 2021, o Almonda Parque foi alvo de uma requalificação, incorporando novos espaços, que melhoraram a acessibilidade e a segurança de circulação e, ao mesmo tempo, trazem uma nova vivência ao centro histórico da cidade.

O projeto e a implementação de uma infraestrutura de iluminação foi uma das vertentes que foi alvo de intervenção.

Iluminação pública LED eficiente

A par da transformação do espaço num parque urbano, espaço de lazer e recreio, acessível ao rio Almonda, pretendeu-se a modernização da iluminação pública existente por uma solução mais eficiente.

Foi também com esta ambição em mente que acompanhamos este projeto contribuindo ativamente para o sucesso de renovação deste eixo urbano através do fornecimento de diferentes equipamentos em zonas verdes, caminhos pedestres, ciclovia, zonas de lazer e parque infantil.

As soluções implementadas inserem-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Torres Novas e incluem: na ponte da Bácola – a colocação de infraestruturas e iluminação e na zona da Tarambola – a substituição da iluminação pública existente com postes e cabos aéreos por cablagem enterrada e novos suportes, criando-se, assim, novas vivências que permitam o uso agradável deste novo jardim.

Com a construção de uma nova ponte da Bácora e intervenção no Moinho dos Duques nos arruamentos (incorporando a ciclovia e a requalificação da zona da Tarambola, com ligação direta à Central do Caldeirão) temos hoje temos um novo parque público, com mais conforto visual e segurança para quem o visita.

Sendo a iluminação pública um dos elementos mais importantes na reformulação do acesso ao centro histórico, adotou-se uma solução de iluminação com garantia de qualidade e que não comprometesse o seu desempenho. Para a execução deste projeto foram instaladas várias luminárias e pontos de luz de forma a garantir uma boa iluminação nas zonas de circulação:

  • Pontos de Luz Cassiopeia Torch

  • Projetor óleo

  • Pontos de Luz Utyl em colunas de madeira

  • Pontos de luz Kalifa

Assim, e desde Abril do ano passado, o Almonda Parque conta com uma nova iluminação decorativa e pública LED, que torna os passeios em família mais agradáveis e, ao mesmo tempo, mais seguros.

Com a requalificação do Almonda Parque, o centro histórico de Torres Novas ganha uma nova vida.

Testemunho do projetista

Trata-se da regeneração dum espaço marginal do rio Almonda dentro da cidade de Torres Novas.

Este espaço que anteriormente, desde a ocupação Árabe, foi utilizado para hortas foi, no século XX, alterado para campo de futebol e na década de setenta para uso de feiras e mercados de levante, sofrido por via disso aterros e destruição de margens sem contudo grandes artificializações.

A proposta foi no sentido de devolver o espaço ao recreio e lazer com a revitalização da ligação ao rio e recuperação das margens com técnicas de engenharia natural e instalando a galeria ripícola.

Esta intervenção é também importante por permitir estabelecer o circuito pedonal e ciclável em grande parte da margem direita do rio dentro da cidade e pela valorização da ligação pedonal entre o centro histórico e a zona de expansão da urbe para a margem esquerda onde se situam equipamentos importantes como o mercado municipal e estação rodoviária.

Aquela ligação foi conseguida pelo projeto e implantação de uma nova ponte em estrutura metálica e madeira, a ponte de Bácora.

Arquiteto Luís Pereira
LASP Consultoria e Gestão