Coluna de Iluminação Solar Photinus

No passado dia 14 de janeiro, realizou-se a cerimónia de inauguração do Jardim Intergeracional Paula Neves, resultante de um projeto integralmente assumido e implementado pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da Aura Light, numa homenagem póstuma à autarca Social Democrata Paula Neves, falecida a 8 de dezembro de 2017. Neste espaço de lazer, situado em S. Pedro de Sintra, estão contemplados os princípios de sustentabilidade ambiental, pela autarca sempre defendidos, através da introdução de espécies autóctones e mediterrâneas, com ervado natural de forma a evitar regas e desperdícios de água. O jardim inclui ainda a inovadora coluna autossustentável da Photinus, Luna, alimentada por um sistema fotovoltaico que transforma a energia irradiada pelo sol durante o período diurno numa agradável iluminação noturna.

“Agradecemos à empresa Aura Light e ao seu administrador engenheiro Alberto Van Zeller pois desde a primeira hora manifestaram interesse em associar-se a este projeto. Assim, este equipamento, que não estaria ao alcance da disponibilidade financeira da junta de freguesia, foi integralmente oferecido pela empresa, que pretendeu deixar o seu apreço e homenagem à autarca Paula Neves. Agradecemos todo o apoio dado neste projeto, quer na disponibilidade dos seus técnicos responsáveis, quer na cedência de materiais para os espaços ajardinados.”

Paulo Parracho – Presidente da União das Freguesias de Sintra

Pelo respeito e consideração pela Engª Paula Neves, pelo seu trabalho em prol das boas práticas na iluminação pública e por sermos uma empresa com sede no Concelho de Sintra, ficamos especialmente satisfeitos por poder fornecer este ponto de luz ao município.

SOBRE A LUNA

  • Ponto de luz solar diferenciador e esteticamente agradável, com componentes de alta qualidade, que resultam numa elevada eficiência energética. 

  • Devido à construção cúbica de alumínio com quatro módulos fotovoltaicos de alto desempenho, é gerada energia suficiente de maneira direcionada através da componente de luz difusa, independente do movimento do sol e especialmente em regiões com probabilidade de nevoeiro ou neblina, como é o caso de Sintra.

  • Um sofisticado sistema de gestão de energia garante funcionalidade segura durante várias noites, mesmo em más condições meteorológicas.

  • O sistema inteligente integrado no ponto de luz inclui um cronograma programado, embora possa ser alterado e formatado às opções do município.