Anos Luz

Aura Light Portugal – Uma cronologia de inovação desde a LUMA até aos LEDs

Nascida na Suécia, a Aura Light Portugal estabeleceu-se em 1930 como Lumalampan. Desde o início, o nosso objetivo tem sido desafiar a concorrência e fornecer aos nossos clientes iluminação com a melhor qualidade possível e ao melhor preço possível.

Ainda preservamos o nosso espírito desafiador e o nosso humilde objetivo: desenvolver soluções de iluminação melhores, de longa duração e económicas.

Continuamos a trabalhar arduamente para manter vivo o nosso legado.

Para continuar na vanguarda, a Aura Light Portugal continua a desenvolver soluções de iluminação sustentáveis assentes na paixão, no design e na procura incansável pela inovação.

1920’s

1924 Estabelecimento do Cartel de Iluminação

Os principais fabricantes de lâmpadas criaram o cartel Phoebus que visava aumentar os preços e reduzir a vida útil das lâmpadas em 50%, para as 1000 horas. É o primeiro exemplo documentado da obsolescência planeada, onde novos produtos são projetados com uma vida útil mais curta do que as versões anteriores.

1930 Aura Light

1930’s

1930 Nascimento da marca LUMA

Cansada de preços elevados e de produtos com vida útil reduzida, a União de Cooperativas Sueca (Kooperativa Förbundet) decide produzir as suas próprias lâmpadas para garantir que os consumidores suecos têm acesso a lâmpadas de maior duração a um preço justo. Decide então abrir uma fábrica de lâmpadas, chegando a acordo com o cartel Phoebus e estabelecendo a marca LUMA.

1935 Rápido Crescimento

A produção anual da LUMA alcança os 4.2 milhões de lâmpadas, o equivalente a um terço da produção total de lâmpadas na Suécia.

1939 Desmantelamento do Cartel PHOEBUS

1940’s

Apesar da sua neutralidade, a Suécia foi bloqueada durante a Segunda Guerra Mundial. Isto significa que a LUMA foi a única empresa a fornecer iluminação aos suecos durante este período.

1942 Estreia das Lâmpadas Fluorescentes

A iluminação fluorescente revoluciona a iluminação industrial, e a LUMA inicia a produção na Suécia.

1947 Produção em Massa

A fábrica da LUMA produz 50.000 lâmpadas por dia e possui 4.000 modelos diferentes. Protótipos são testados no topo da torre LUMA, onde uma luz brilha sempre. A produção de rádios e de gramofones tem início.

1950 Aura Light

1950’s

1950 Uma Gama de Produto em Crescimento

Além de lâmpadas de consumo corrente, a LUMA também produz lâmpadas especializadas para uso em espaços industriais, estúdios de cinema e de fotografia. Lâmpadas para projetores, lâmpadas para a indústria automóvel e lâmpadas fluorescentes são sectores em crescimento.

1959 Televisões LUMA

A LUMA expande-se para a eletrónica de consumo. Tem início a montagem de aparelhos de rádio e de televisão, que são vendidos sob as marcas Lumorama, Lumona e Lumavision. Este movimento estratégico duplica o volume de negócios anual da empresa.

1960’s

1961 Visita à Fábrica

O Ministro das Finanças sueco, Gunnar Strang, conhece as maiores e as mais pequenas lâmpadas LUMA durante uma visita à fábrica.

1969 Expansão da Fábrica

A LUMA abre fábricas em Karlskrona e em Kalmar, na Suécia.

1960 Aura Light

1970’s

1970 Produtor Exclusivo de Lâmpadas Fluorescentes

A LUMA torna-se a única fabricante de tubos fluorescentes na Escandinávia.

1977 A Fábrica de Estocolmo muda de Local

A LUMA muda a sua produção de Estocolmo para Karlskrona e Kalmar.

1980’s

1980 Lançamento da Primeira Lâmpada Fluorescente de Longa Duração

Com a sua construção catódica patenteada e um suporte especialmente concebido, a tecnologia Long Life permite à Aura Light Portugal produzir fontes de luz de elevada qualidade com uma vida útil que é pelo menos três vezes superior à de produtos comparáveis.

1990’s

1990 Novos Rumos – Expansão Europeia

A Aura Light Portugal abre escritórios na Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido.

1994 LUMA torna-se na Aura Light Portugal

A União de Cooperativas Sueca vende a LUMA, e a empresa passa a chamar-se Aura Light Portugal. A expansão continua com o objetivo de maior eficiência energética e sustentabilidade.

2000’s

2004 Criação da Zobra

É fundada a empresa de iluminação sueca ZOBRA.

2007  Patenteamento da Aura SODINETTE Long Life

A Aura Light Portugal apresenta a Aura SODINETTE Long Life, uma lâmpada de sódio de alta pressão mais duradoura. As inovações incluem a adição de dois super-queimadores e do Sodiguard, um tubo cerâmico adicional concebido para desacelerar a perda de sódio, prolongando assim a vida útil em cinco anos ou 48.000 horas.

2010’s

2012 Lançamento da Lâmpada LED Aura Light Portugal

Introdução da primeira lâmpada LED modular da Aura Light Portugal, a Aura UltiLED Long Life, com uma duração garantida de 58.000 horas ou oito anos.

2012  Aquisição de Sistemas de Controlo

A Aura Light Portugal compra a IQ Sensortech, um fornecedor líder de sistemas de controlo de iluminação, e expande a sua gama com sensores. Estes sensores permitem uma maior eficiência energética através de um melhor controlo do sistema de iluminação.

2014 Entrada nos EUA

A Aura Light Portugal abre uma subsidiária nos EUA com o escritório principal na Califórnia e com armazéns e áreas de serviço na Califórnia, Texas, Indiana, Pensilvânia e Flórida. Isto abre um novo mercado inexplorado para a empresa.

2015 Aquisição da Zobra e da Noral

Mantendo a sua estratégia de se tornar um parceiro de soluções de iluminação completas, a Aura Light Portugal adquire a empresa de iluminação sueca Zobra, incluindo a marca iluminação exterior Noral, fortalecendo a posição da Aura Light Portugal como um fornecedor de soluções de iluminação eficientes completos. Este é também o ano em que o painel LED Lunaria da Aura Light Portugal é reconhecido como o painel LED mais eficiente do mundo de acordo com a SEAD.

A nossa viagem continua…