O NOOR – Mouraria Light Walk é um percurso de arte e luz que propõe ao público um novo olhar sobre o bairro da Mouraria. NOOR, que em árabe significa luz, apoia-se numa perspetiva histórica sobre o bairro da Mouraria, tendo um cariz etnográfico e participativo através do envolvimento da comunidade.

O bairro da Mouraria foi um dos primeiros guetos muçulmanos da história europeia. Construída de costas viradas para o rio Tejo e portanto sem sol na maior parte do dia, as suas ruelas obscuras tornaram-se sinónimo de atividades ilícitas e vida boémia. Esta intervenção, baseada em efeitos de luz, convida a novas perspetivas e diálogos com as dimensões invisíveis e esquecidas de um bairro ao mesmo tempo popular, tradicional e multicultural, que na sua diversidade interna encontra a sua identidade.
A organização deste evento, co-financiado pelo FEDER, é da responsabilidade do EBANOCollective e estão previstas etapas ligadas a elementos significativos do património material e imaterial do bairro, sublinhadas por instalações e intervenções de diferentes artistas. As igrejas ao longo do percurso ficarão abertas durante o evento, e o Largo da Rosa acolherá concertos, V-jamming, laser graffiti e espaço lounge.

Percurso: Martim Moniz, Rua da Mouraria, Rua do Capelão, Largo da Severa, Rua da Guia, Rua Marquês de Ponte de Lima, Largo da Rosa, Largo dos Trigueiros, Rua de São Cristóvão e Rua do Regedor.

Para mais informação sobre este evento pode visitar a página de facebook do NOOR: www.facebook.com/mourarialightwalk